Pesquisar
Close this search box.

Nicho 54 e IMS oferecem formação audiovisual para profissionais negros

São 35 vagas para quatro dias de formação audiovisual em São Paulo; saiba como se inscrever

 Texto: Patricia Santos | Foto: Reprodução/Pinterest

Homem e mulheres negros produzindo conteúdo audiovisual.

Foto: Foto: Reprodução/Pinterest

18 de setembro de 2023

O Nicho 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria e o Instituto Moreira Salles (IMS) estão com inscrições abertas até o fim desta segunda-feira (18) para o “Memórias Pretas em Movimento: Oficina de Preservação Audiovisual”, formação que acontece presencialmente, em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de setembro.

Serão 35 vagas destinadas a profissionais do setor audiovisual e pesquisadores de outras áreas das humanidades. No último dia de formação (29), acontecerá também uma aula aberta seguida de exibições do filme “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos da Fontoura, e de curta-metragens produzidos por Najur (Ana Julia Theodoro) e Maria Odara. As senhas poderão ser retiradas a partir das 18 horas.

“Como nos outros anos, intencionamos ampliar e complexificar as noções estabelecidas acerca da produção de memórias negras navegando pelos diferentes suportes, traçando um diálogo temporal e intergeracional e absorvendo também questões latentes do universo digital almejando tornar mais palpável o saber-fazer da preservação”, explica Karen Almeida, coordenadora do Departamento de Curadoria e Memória do NICHO 54.

A oficina foi criada em 2019 para aproximar profissionais negros da ocupação da preservação e da memória. Ao longo dos quatro dias do encontro, será possível compartilhar reflexões, conhecimentos e experiências e construir um espaço que trate das especificidades técnicas do ofício, sempre com uma perspectiva racializada. Para esta edição, o curso conta com a curadoria convidada da “Indeterminações”, idealizada por Gabriel Araújo e Lorenna Rocha, que propuseram à formação um percurso por eixos temáticos dando destaque a uma perspectiva interdisciplinar e com entrelaçamentos temporais.

Serviço:
Quando: De 26 a 29 de setembro, das 19 às 21h30

Onde: Instituto Moreira Sales – IMS Paulista – Avenida Paulista 2424, Bela Vista, São Paulo, SP

Inscrições até 18 de setembro aqui.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano