Pesquisar
Close this search box.

Evento em Brasília busca apoiar implementação da educação antirracista

Evento acontece em meio à Conferência Nacional de Educação 2024, espaço de diálogo entre a comunidade educacional, a sociedade civil e o governo federal
Imagem mostra estudantes posando para foto em Brasília (DF).

Foto: Patrick Silva/Alma Preta Jornalismo

27 de janeiro de 2024

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, Brasília (DF) receberá a 2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que tem como objetivo ampliar o debate e apoiar as reinvindicações por uma educação antirracista de modo que seja promovida no Sistema de Ensino Nacional a equidade racial, assim como possibilitar a formação de jovens lideranças negras.

O evento é organizado pela UNEafro Brasil, tem apoio do Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e será realizado durante a Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE), do Ministério da Educação (MC).

A iniciativa visa o diálogo entre a comunidade educacional, a sociedade civil e o governo federal, a fim de definir o texto final do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e apresentá-lo à aprovação do Congresso Nacional.

Para ampliar a discussão sobre equidade racial no PNE com os estudantes dos seus núcleos de educação popular, a UNEafro Brasil vai em comitiva participar da CONAE. Antes da viagem, os participantes passarão por uma formação abrangente sobre o assunto principal do encontro. 

Durante a jornada, além de atuarem como observadores para conhecer a dinâmica das conferências educacionais, alunas e alunos, com suporte de coordenadores, serão incentivados a participar ativamente dos debates da programação, com apresentação de propostas embasadas em dados relevantes. 

A 1ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que aconteceu em junho de 2023, contou com a participação de 150 estudantes, coordenadores, professores e militantes dos núcleos de educação popular da UNEafro de São Paulo e do Rio de Janeiro, e proporcionou participações em atividades no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Palácio do Planalto, na Frente Parlamentar Mista Antirracismo, da Câmara e do Senado Federal e uma aula pública na frente do Banco Central. 

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano