Pesquisar
Close this search box.

Prazo para inscrições e pedido de nome social no Enem 2024 termina nesta sexta

Moradores do Rio Grande do Sul terão novo calendário devido ao estado de calamidade pública
Imagem de uma estudante negra. Prazo de inscrições para os estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nesta sexta-feira (7).

Foto: Reprodução/Freepik

7 de junho de 2024

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 se encerram nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília). Para os candidatos residentes no Rio Grande do Sul (RS), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciará um novo calendário, em razão do estado de calamidade pública causado pelas enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.

Para os demais estados, hoje é o prazo final para as inscrições e para os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado. As provas do Enem deste ano estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Candidatos não isentos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até 12 de junho.

O pagamento pode ser feito via boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para usar Pix, o candidato deve acessar o QR code no boleto. O pagamento é processado pelo Banco do Brasil, acessível após login no portal Gov.br.

O Inep alerta que candidatos isentos da taxa de inscrição ainda precisam completar o procedimento de inscrição até as 23h59 de hoje para garantir sua participação no exame.

O Enem oferece oportunidades de acesso a diversas seleções de educação superior no Brasil. Com a nota do exame, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para instituições particulares.

Adicionalmente, os resultados individuais do Enem podem ser utilizados nos processos seletivos de várias instituições de ensino superior em Portugal que têm convênios com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros a cursos no exterior.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano