Pesquisar
Close this search box.

Circuito de cinema exibe filmes sobre resistência quilombola em Santa Catarina

Edição vai passar por seis cidades do oeste catarinense
A programação do circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações o caboclo do Contestado.

Foto: Reprodução

7 de junho de 2024

Com exibição gratuita de filmes, o “Circuito de Cinema Chica Pelega – Edição Quilombola” vai passar por seis cidades do oeste de Santa Catarina até o dia 14 de junho. O evento homenageia a líder cabocla combatente na Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916 no estado.

O projeto visa enaltecer diferentes olhares e perspectivas das populações que constituem o caboclo da região do Contestado e também das resistências quilombolas catarinenses e de outras regiões.

Dedicada a comunidades remanescentes de quilombos e municípios do litoral e oeste catarinense, a programação do circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações que constituem o caboclo do Contestado.

No percurso serão realizadas seis sessões noturnas nas cidades catarinenses de Caçador, Videira, Joaçaba, Concórdia, Chapecó e Irani. Durante as manhãs e tardes, em cada cidade, vão acontecer sessões fechadas para escolas.

A partir dos filmes exibidos são apresentadas reflexões sobre as lutas dos antepassados e também contemporâneas pelo direito aos territórios, à terra e às culturas.

Confira a programação completa no site oficial do circuito. 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano