Pesquisar
Close this search box.

Grupo de teatro leva espetáculo sobre identidade negra para escolas públicas de Santa Catarina

"Percursos: o último voo de um menino" aborda racismo estrutural e vivências de crianças negras
Foto de um trio de artistas negros que compõe o Poeira Grupo de Teatro, responsáveis pelo espetáculo "Percursos: o último vôo de um menino", que percorre o estado de Santa Catarina.

Foto: Trindadead/Divulgação

27 de maio de 2024

O espetáculo “Percursos: o último voo de um menino”, apresentado pelo Poeira Grupo de Teatro, composto por artistas negros de Florianópolis, percorre escolas públicas e espaços culturais em diversas cidades de Santa Catarina de forma gratuita. A próxima apresentação acontece nesta segunda-feira (27), às 15h30, na Escola Básica Vilson Lalau.

A peça conta a história do “Menino Sem Nome da Silva”, um menino negro que, munido de uma pipa mágica, embarca em uma missão indicada por sua mãe: levar uma bolsa até a casa da avó, em outro morro da cidade.  No decorrer da trajetória, o protagonista enfrenta desafios que o confrontam com situações de racismo estrutural, levando-o a refletir sobre sua identidade e seu lugar no mundo.

Além de abordar questões étnico-raciais e a vivência de crianças negras em Santa Catarina, o espetáculo também trata de temas como violência policial. As canções compostas para a peça acrescentam, segundo nota para imprensa, enaltecem a cultura negra e promovem o empoderamento e a identificação do público. Após as apresentações, os atores conduzem rodas de conversa com os alunos, mediadas por agentes culturais locais, todos eles pessoas negras.

Após Criciúma, o grupo de teatro segue para Joaçaba, com apresentação marcada para o dia 3 de junho na Escola Básica Governador Celso Ramos, e depois para Lages, onde se apresenta no Centro Cultural e Esportivo (CEU) no dia 7 de junho. O circuito já passou por Itajaí, na Escola Básica Yolanda Larindo Ardigó, e por Palhoça, no Centro Cultural e Esportivo (CEU).

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano