Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Manaus receberá oficinas para salvaguarda da Capoeira

Iniciativa visa fortalecer patrimônio cultural no estado
A imagem mostra um berimbau, principal instrumento utilizado para cadenciar os movimentos dos capoeiras e conduzir a roda.

Foto: Acervo Iphan

24 de fevereiro de 2024

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar oficinas para a salvaguarda da Capoeira no Amazonas. O encontro de mestres e praticantes com profissionais e pesquisadores da entidade está previsto para ocorrer no Auditório Rio Solimões, em Manaus (AM), nos dias 1⁠º e 2 de março.

A ideia é que os debates fortaleçam o Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado. O documento apresenta as iniciativas de proteção de maneira estratégica, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas.

As oficinas também são uma oportunidade para mestres, praticantes e entusiastas se conectarem e pensarem formas de cuidado e preservação da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecida tanto pelo Iphan, em 2008, quanto pela Unesco, em 2014.

A Capoeira, uma expressiva manifestação cultural brasileira que transcende fronteiras, está presente em mais de 150 países, variando entre as modalidades conhecidas como “Capoeira de Angola” e “Capoeira Regional”. 

A Iphan também reforça que a Capoeira reflete uma rica história de resistência, companheirismo e solidariedade, além de ser um veículo de expressão da herança cultural africana no Brasil.

Os interessados em participar das oficinas devem confirmar presença por meio do formulário digital. Confira a programação do evento aqui.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano