Inspirado na estética dos anos 2000, o novo álbum de MC Soffia, “Soffisticada”, foi lançado nesta quinta-feira (26). Com nove faixas, o trabalho aborda temas como empoderamento, identidade negra e protagonismo feminino.
O disco marca um novo momento na trajetória da artista, considerada um dos principais nomes do rap nacional. Em entrevista à Alma Preta, MC Soffia falou sobre o projeto, que reúne referências negras trabalhadas sobre beats da black music e elementos dos bailes black.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Por mais que não tenha funk no meu álbum, falamos sobre os cantores dos anos 2000, a Furacão 2000, quem estava atuando na epóca, como Sabotage, Kamila CDD e Negra Li”, conta.
As faixas contam com participações de MC Dede, Tasha & Tracie, Slipmami, Cashley, Kouth e Major RD. Além das influências nacionais, a faixa “Tô de Nave”, com Tasha & Tracie, traz um sample do clássico “Yeah” de Usher com Lil Jon e Ludacris, enquanto “Vadia Mimada” apresenta referências de Soulja Boy.
Leia mais: MC Soffia lança ‘Tô de Nave’, parceria com Tasha & Tracie
Aos 22 anos, a cantora destaca que o álbum se diferencia dos anteriores não apenas por sua atuação na composição, mas por refletir totalmente sua visão artística.
O projeto apresenta uma linguagem mais madura, conectada às próprias vivências.
“Eu me sinto muito realizada. Em todos esses trajetos de vida que eu tive na minha carreira desde criança, porque eu comecei a cantar muito cedo”, explica.
MC Soffia também reforça a liberdade como forma de expressão. Na capa do álbum, a artista aparece com o black natural e diferentes cabelos ao fundo, como símbolo de representatividade, aceitação e autoestima.
“Fazer uma capa com o meu cabelo natural e com vários outros tipos de cabelo, que posso usar, em uma loja que muitas trancistas e mulheres pretas vão, é uma grande referência”, explica.
A artista afirma ainda que tem muitas expectativas com o lançamento e planeja levar a turnê de “Soffisticada” para diferentes públicos.
“Quero levar para as periferias, para lugares de elite, televisão e também para fora do Brasil”, conclui.
Leia mais: MC Soffia sobre lançamento do primeiro álbum: ‘Vivo desse sonho’