Pesquisar
Close this search box.

‘Missão cumprida’: Natiruts anuncia turnê de encerramento do grupo

Turnê passará por 20 cidades brasileiras; apresentações começam em Brasília, cidade natal do grupo
A imagem mostra os integrantes da banda Natiruts, Alexandre Carlo e Luís Maurício, acenando após anunciar o encerramento do grupo.

Foto: Patricia Santos/Alma Preta

27 de fevereiro de 2024

Após 28 anos de carreira, a banda Natiruts, referência do reggae no Brasil, anunciou uma turnê de despedida. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa em São Paulo.

Em um clima já saudoso, Luís Maurício e Alexandre Carlo, integrantes do Natiruts, deram uma palinha do que será a turnê “Leve Com Você”, que passará por 20 cidades brasileiras entre junho e dezembro deste ano. 

Quando perguntados sobre o motivo do encerramento da banda, Alexandre Carlo disse já ter saído da banda em duas ocasiões e que o grupo chegou até a fase atual por conta de Luís, que manteve boas relações entre os integrantes.

“De um tempo para cá, eu comecei a pegar o violão e tocar o reggae e falando ‘eu já escrevi isso’, sabe? O reggae tem uma linguagem e um propósito. Foi uma coisa muito honesta comigo mesmo. Dessa vez, não foi algo como ‘estou chateado e vou sair’. Não faz sentido ser desonesto comigo mesmo e com os fãs”, disse o compositor.

Ainda segundo Alexandre, o fato de as músicas antigas serem tão aclamadas nas apresentações da banda, foi um fator para que o grupo entendesse que estava na hora de algo novo.

“Hoje, ser um artista só de reggae, compor um álbum com 12 faixas, eu estaria ferindo a mim mesmo e não estaria sendo honesto comigo. Então falei para o Luís que vou dar um tempo”, explicou Alexandre. 

Já Luís disse sentir que o Natiruts tinha uma missão a cumprir e entende o sentimento do companheiro, que queria, desde o início do grupo, inovar em todos os lançamentos. 

“Chega uma hora que você faz mais do mesmo. Eu entendo perfeitamente o Alê. Senti que ao longo desses anos a gente tinha missões a cumprir, muita gente precisando dessa mensagem de esperança, de paz, que dá aquele acalento no coração, por isso eu quis seguir mais um pouquinho”. 

O artista ainda reforçou a importância de saber o momento certo de encerrar ciclos. “Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso.”

A banda Natiruts fará 20 shows entre junho e dezembro para se despedir dos fãs. Brasília, cidade natal do grupo, será o pontapé inicial da sequência de shows de encerramento da banda. Os ingressos da turnê “Leve Com Você” estão disponíveis no site.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos