Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Zeca Pagodinho abre inscrições para 1º Festival de Cinema de Xerém

Os interessados podem inscrever seus curta-metragens até dia 10 de março
A imagem mostra uma mulher negra segurando uma câmera filmadora e usando fones de ouvido. As inscrições do Festival de Xerém seguem abertas até março.

Foto: Reprodução

26 de fevereiro de 2024

A Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV), em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, abre as inscrições para o 1º Festival de Cinema de Xerém, que acontece entre os dias 8 e 11 de maio, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Os interessados podem inscrever curtas-metragens até dia 10 de março, gratuitamente. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos (créditos inclusos) e terem sido realizados a partir de 1º de janeiro de 2022. 

Dirigido por  Sérgio Assis, Emerson Rodrigues e Monica Trigo, o festival busca um intercâmbio cultural entre produções realizadas em todos os estados brasileiros. Mais do que isso, o projeto busca se propõe a  democratizar e difundir a produção audiovisual de curtas-metragens no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na Baixada Fluminense.

A primeira edição do Festival de Xerém terá as categorias de: Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Competitiva Fluminense e Baixada de Curtas, Competitiva Cinema Leva Eu de Curtas, além do Festivalzinho de Cinema e Mostra Homenageados — os dois últimos são exibições de longas-metragens.

Os vencedores das sessões competitivas receberão o Troféu Zeca Pagodinho, símbolo oficial do Festival de Cinema de Xerém.

Serviço:

Abertura das inscrições: 19 de fevereiro
Encerramento das inscrições: 10 de março
Mais informações e regulamento no site oficial do festival.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano