Pesquisar
Close this search box.

Rocinha recebe ‘Viradão Cultural’ com atrações e debates sobre cultura nas favelas

A programação deve ocupar os quatro andares da Realizadas na Biblioteca da Rocinha C4 com 43 atividades que somam 14 horas de agenda gratuita, com apresentações de música, dança, teatro, saraus de poesia, rodas de rima e cinema, além de exposições e debates sobre fomento à cultura na Rocinha.
Visão geral da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 6 de março de 2023

Foto: Mauro Pimentel/AFP

5 de julho de 2024

No sábado (6) e no domingo (7), acontece o “Viradão Cultural da Rocinha”, organizado pelo portal de notícias Fala Roça na maior favela do Rio de Janeiro — uma das maiores do país. Realizadas na Biblioteca da Rocinha C4, as atividades do evento ocorrem das 10h às 21h, em ambas as datas.

Segundo os organizadores, o objetivo do “Viradão Cultural da Rocinha” é colocar as favelas no mapa cultural da capital fluminense. O evento é uma consequência do Mapa Cultural da Rocinha, plataforma colaborativa criada pelo Fala Roça. A iniciativa identificou 150 projetos socioculturais na região.

A programação deve ocupar os quatro andares da biblioteca com 43 atividades que somam 14 horas de agenda gratuita. O “Viradão Cultural da Rocinha” inclui apresentações de música, dança, teatro, saraus de poesia, rodas de rima e cinema, além de debates e exposições.

Entre as atividades culturais, estão uma exposição sobre a história da Rocinha, do Museu Sankofa; uma mostra de fotografia do projeto Rocinha Sob Lentes; performances do grupo Rocinha em Cena e uma adaptação reduzida de “A Tempestade”, de Shakespeare. A programação completa pode ser conferida aqui.

Fomento à economia local

Para estimular a economia criativa e negócios sociais da região, o evento contará com 30 barraquinhas de projetos locais, que ficarão com todo o valor de vendas arrecadado nos dois dias de atividades. A estrutura das barracas será custeada pela organização, que também pagará aos empreendedores locais um apoio institucional de R$ 700.

Debates buscam capacitar agentes culturais na Rocinha

O “Viradão Cultural da Rocinha” inclui cinco debates temáticos com o objetivo de discutir com a população local formas de estímulo à cultura, tendo em vista o impacto econômico de atividades culturais. Entre os temas, os debates pretendem estimular parcerias entre o comércio e a cultura na Rocinha, discutir acessibilidade e inclusão nas favelas, captação de recursos financeiros e apoio ao turismo. Temas como a promoção da saúde e da educação também serão debatidos.

O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia do Rio de Janeiro e da Lei Paulo Gustavo, além da Secretaria Nacional de Periferias e da plataforma Mapa das Periferias.

Serviço:

Data: 6 e 7 de julho – sábado e domingo.
Local: Biblioteca Parque Rocinha C4 – Estrada da Gávea, 454, Rocinha – Rio de Janeiro
Horário: 10h às 21h
Entrada Gratuita

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos