PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Centro Cultural em Belém é inaugurado com exposição sobre Nelson Mandela

Com 50 painéis de fotografias e uma instalação audiovisual, a exposição mostra a trajetória de vida do líder sul-africano
Imagem mostra o líder sul-africano Nelson Mandela.

O líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013).

— Reprodução/Redes sociais

5 de outubro de 2025

O Banco da Amazônia inaugura no dia 9 de outubro um novo centro cultural em Belém, capital do Pará. O espaço contará com seis salas multiuso para oficinas, uma biblioteca, um auditório, uma sala audiovisual e uma sala IA, além de três pisos destinados a galerias de arte em área de mais de 1.200 metros quadrados.

Localizado na sede do banco, na avenida Presidente Vargas, o centro fará parte do circuito cultural da cidade, que engloba o Theatro da Paz e o cinema Cine Olympia, o mais antigo em funcionamento no Brasil. A inauguração antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30), também sediada na capital paraense.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A mostra inaugural será uma exposição multimídia sobre o líder sul-africano Nelson Mandela, referência mundial na luta contra o racismo. A mostra “Mandela – Ícone Mundial de Reconciliação”, promovida pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria com a Fundação Nelson Mandela, de Joanesburgo (África do Sul), ficará em cartaz até 30 de novembro, com entrada gratuita. 

Com 50 painéis de fotografias e uma instalação audiovisual, a exposição mostra a trajetória de vida de Nelson Mandela – a infância no interior da África do Sul, a luta contra o regime racista do apartheid, os 27 anos de prisão e a histórica eleição como o primeiro presidente negro do país. Por meio de imagens, textos e recursos multimídia, o público atravessa décadas de ativismo político antirracista pela ótica de um dos maiores líderes mundiais do século XX. A mostra já foi apresentada em Brasília e São Paulo, reunindo milhares de visitantes. 

A programação em Belém terá um momento especial no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra. Nessa data, serão promovidas atividades educativas para conectar o legado de Mandela às lutas históricas do povo negro no Brasil, com reflexões sobre igualdade, justiça e direitos humanos.   

Serviço

Exposição: “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação”

Período: Até 30 de novembro de 2025

Local: Centro Cultural Banco da Amazônia – Galeria 1 | Avenida Presidente Vargas, 800 – Campina, Belém – Pará 

Entrada gratuita e classificação livre

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano