A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) denunciou, nesta terça-feira (19), em publicação nas redes sociais, uma manobra de parlamentares da direita na Câmara dos Deputados para barrar o fim da escala 6×1, com destaque para o Partido Liberal (PL).
De acordo com a parlamentar, 176 deputados assinaram uma proposta que impossibilita a aplicação da medida até 2036, além de criar jornadas de até 52 horas por semana.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
🚨 URGENTE! ATAQUE AOS TRABALHADORES!
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 19, 2026
176 deputados da direita acabam de apresentar uma proposta que IMPEDE o fim da escala 6×1 até 2036.
Além disso, essa proposta cria jornadas de trabalho de até 52 HORAS SEMANAIS.
Os deputados de São Paulo que assinaram a proposta foram 👇🏽…
Entre os representantes de São Paulo favoráveis à medida listados pela deputada, 45% são do PL. O partido Novo e o Podemos obtiveram, respectivamente, 10% dos signatários.
Leia mais: Empresariado faz alarmismo sobre fim da escala 6×1, avalia economista
A mudança no regime trabalhista é, atualmente, uma das principais pautas debatidas pelo Congresso e alvo de intensa disputa com as alas conservadoras.
No dia 14 de maio, lideranças da Câmara e do governo federal anunciaram um acordo para garantir o descanso remunerado de dois dias por semana, com a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, sem alteração salarial.
Ao mesmo tempo, a Comissão Especial da Câmara analisa duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) sobre o tema. Ambas já tiveram a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Em abril, uma reportagem da Folha de S. Paulo denunciou a articulação do PL para a criação de uma campanha de ataque ao fim da escala 6×1, com foco em alegar prejuízos financeiros ao trabalhador.
Marco Feliciano, apontado por Erika Hilton como um dos articuladores da manobra, já se manifestou a favor do “trabalho até a exaustão”, durante uma tentativa de atrasar a tramitação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Leia mais: Partido Liberal articula campanha contra fim da escala 6×1