Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Comissão do Senado aprova criminalização de porte e posse de qualquer quantidade de drogas

Com 27 votos favoráveis e quatro contrários, texto da PEC será discutido no Plenário
A imagem contém uma porção de cannabis sativa.

Foto: Reprodução / Pexels

14 de março de 2024

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou na quinta-feira (13) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2023) que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de drogas. O texto foi apresentado inicialmente pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e deve ser analisado pelo Plenário.

Ao todo, foram 27 votos favoráveis. Apenas quatro senadores da Comissão se manifestaram contrários ao projeto.

A proposta altera o artigo 5º da Constituição Federal, para “prever como mandado de criminalização a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar’’. Isso significa, a partir dessa determinação legal, que toda e qualquer quantidade de entorpecente será considerada crime.

Na contramão do Supremo Tribunal Federal (STF), que discute a descriminalização do porte de pequenas quantidades de maconha, a PEC não deixa claro a distinção entre usuário e traficante.  

Segundo a emenda do senador Rogério Marinho (PL-RN) acatada pelo relator da Comissão, Efraim Filho (União-PB), a diferenciação se dará “pelas circunstâncias fatídicas do caso concreto”, cabendo aos juízes a interpretação dos fatos.

“O juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como a conduta, os antecedentes do agente, ou seja: dá a discricionariedade da definição se é ou não porte ou tráfico a quem faz de fato a apreensão, quem tá com a mão na massa”, comentou Marinho à Agência Senado.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

    View all posts

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano